Notícias
A Controladoria Geral do Estado (CGE), em uma iniciativa pioneira, inova sua administração com o uso de um sistema on-line que auxilia na gestão interna. O Painel de Gestão é uma ferramenta que foi desenvolvida pelo corpo técnico da CGE, com o objetivo de permitir, entre outros benefícios, a visualização dos processos em andamento no órgão e a gestão de recursos.
De acordo com o assessor de Transparência da CGE, Thiago Paiva, por meio do sistema, os superintendentes podem criar relatórios de auditoria, análise de despesa e fazer o acompanhamento da Lei de Acesso à Informação.
“A ideia é que com o tempo a CGE possa ter um histórico do trabalho desenvolvido; a determinação é que tudo seja registrado no sistema para que possamos preservar essa memória”, explicou Thiago. Ele conta que a demanda do painel surgiu pela necessidade de criar várias funções em um só ambiente e permitir a mensuração de resultados da gestão.
A controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, destaca que o uso do painel vai otimizar os trabalhos, impactando no serviço prestado à sociedade. “Acreditamos que o Painel de Gestão evita o retrabalho, aprimora o andamento dos processos e mensura o desempenho da CGE; também nos orgulha dizer que conseguimos uma ferramenta atendendo ao que determina o governador Renan Filho, fazer mais com menos. Foi um trabalho desenvolvido pelos servidores da CGE, sem uso de recursos extras”, enfatizou Clara.
O painel foi criado por dois mestres em sistemas de informações, Judson Bandeira e Dennys Rocha, que desenvolveram e dão suporte ao uso dessa ferramenta. A estatística de produtividade dos setores também é mensurada pela ferramenta. Entre os benefícios apontados está também a padronização dos documentos que vai facilitar o caminho para certificação da ISO 9001:2008.
“A controladora consegue acompanhar melhor a gestão de recursos, a tramitação dos processos, diárias, cumprimento de prazos, permitindo melhorar as tomadas de decisões, por exemplo, se aprova ou não determinada ação”, disse o assessor. O sistema também propõe a economicidade de papel, já que os despachos e pareceres são corrigidos dentro do painel e impresso somente na fase final.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 11/12/2025 16:17 Ministério público ajuizou ação civil pública contra a prefeitura de Canapi
- 02/12/2025 13:40 Funcionário fantasma de CANAPI é intimado pela POLÍCIA FEDERAL e diz que vai ABRIR O JOGO
- 22/11/2025 21:26 Coordenador da FUNAI fala sobre processo de demarcação de terras indígenas em Palmeira
- 22/11/2025 21:07 Bolsonaro usou solda para tentar abrir tornozeleira
- 22/11/2025 20:55 Bolsonaro ficará em cela da PF com 12 m², frigobar e banheiro privado
BUSCAR

