Notícias
Com o objetivo de buscar propostas inovadoras com o foco em inovação, tecnologia e desenvolvimento, para otimizar o fornecimento de energia à população de Maceió, a Equatorial Alagoas anunciou a lista de empresas e projetos selecionados no Desafio Equatorial 365, lançado pelo Grupo Equatorial Energia, em março de 2021. Cinco projetos foram escolhidos entre os mais de 100 inscritos.
A iniciativa é voltada a empreendedores, fabricantes de materiais e equipamentos, desenvolvedores de tecnologias de materiais, especialistas de instituições acadêmicas, startups e comunidades tecnológicas.
Os participantes puderam inscrever projetos em duas categorias: inovação no setor elétrico e inovação em tecnologia social. Na primeira, os projetos contemplaram tecnologias inovadoras que melhorem a qualidade dos serviços prestados à comunidade, desde telemedição, digitalização e aprimoramentos regulatórios. Já no viés de inovação em tecnologia social, as categorias foram: inclusão digital, sustentabilidade, transformação social e educação.
Ao todo foram selecionados três projetos em inovação tecnológica, que aplicarão processos digitais, remotos e de supervisão da rede elétrica; e dois projetos de inovação social, com metodologias de inclusão digital em escolas, além de projetos com inovações em soluções para tratamento de água para comunidades desassistidas de saneamento básico. A Equatorial pretende iniciar os projetos ainda em 2021.
Confira a lista dos selecionados:
Inovação Tecnológica
CALDEN: Sistema de medição para combate às PNTs em Grotas
CALDEN: Descontos tarifários para consumidores das Grotas-AL
LIVE LINE: TOI Digital – Termo de Ocorrência de Inspeção Digital
Tecnologia Social
ECOSOL: Escolas Criativas com Cultura, Experiências, Sustentabilidade e Inovação
LACTEC: Água Limpa
Após o anúncio dos projetos selecionados, para a próxima etapa, as propostas serão negociadas de forma individual junto às áreas especializadas da companhia, que analisarão a viabilidade das propostas.
Outra característica do Desafio é a contribuição direta à agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), atendendo diretamente alguns dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente o ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura e o 7, que se refere a energia limpa e acessível.
“O Desafio Equatorial 365 buscou prospectar ideias, soluções e projetos para melhorar nossos serviços de distribuição de energia com a aplicação de inovação, consciência social e ambiental. Acreditamos que a comunidade, empreendedores e pesquisadores podem nos ajudar a prestar sempre o melhor serviço à comunidade”, declarou Julio César Mendes, executivo de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e PEE (Programa de Eficiência Energética) do Grupo Equatorial Energia.
Fonte: Assessoria
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 15/08/2025 22:25 VII Fórum Estadual de Autodefensores é sediado pela Pestalozzi de São Sebastião
- 20/04/2025 12:30 Homem morre afogado no mar da Pajuçara, em Maceió
- 19/04/2025 21:16 Quatro vítimas do incêndio em uma lancha em Maragogi continuam internadas no HGE
- 19/04/2025 09:35 Em Alagoas, Rede Acolhe ajuda milhares de pessoas a superar a dependência química
- 19/04/2025 09:31 HGE registra mais de 500 atendimentos a vítimas de acidentes de moto no primeiro trimestre
BUSCAR
