O Governo de Alagoas está no caminho certo para a melhoria da qualidade do ensino. Durante a divulgação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o ministro da Educação, Mendonça Filho, pontuou que é necessário uma reforma no ensino médio e investir em escolas de tempo integral, como tem feito o governador Renan Filho e o vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa.
Em menos de um ano, 14 escolas da rede estadual adotaram a modalidade de tempo integral, com cursos profissionalizantes. A meta é atingir 50 escolas até o final de 2018.
“O ensino integral, principalmente com cursos profissionalizantes, envolve e capacita os jovens para o mercado de trabalho, evitando a evasão escolar, que é o nosso grande desafio”, explica o secretário Luciano Barbosa.
Alagoas foi o segundo Estado que mais cresceu em qualidade de ensino nos anos iniciais e o terceiro a crescer nos anos finais. E, apesar de ter tido uma melhora nas notas de Matemática e Português, a secretária executiva da Educação, Laura Souza, acredita que é preciso continuar investindo em práticas pedagógicas e estimular os professores.
“Acabamos de participar de um processo seletivo e fomos escolhidos para participar do programa de gestão da Fundação Lemann que, entre outras medidas, irá trabalhar na formação de professores de Matemática e Português. Investimos também em 50 laboratórios de robótica, atividade que desperta o interesse do aluno para a área de Exatas e continuaremos trabalhando para avançarmos na qualidade do ensino”, afirma.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308